quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Da Raiva

Raiva é uma das freguesias de Castelo de Paiva, uma doença característica dos cães, prurido na dentição das crianças e até são raivas uns tradicionais biscoitos portugueses, mas é também um dos sentimentos mais comuns entre nós.
Podemos ser heróis de paciência infinita, andar dias e dias a ler conselhos práticos para manter a serenidade de espírito, a fazer Yoga, a respirar fundo, mas de repente lá vem aquele formigueiro pela “espinha” a cima e, sobe-nos a “mostarda ao nariz” e vai desta, ficamos “ceguinhos”. O pior é que passada a cegueira, lá vem o sentimento de culpa, a tristeza de termos falhado, a desmoralização… e, pior do que tudo, lidar com aquele sorrisinho que os menos chegados prantam no rosto quando nos perguntam: Então, já está tudo bem? Ou, então, apanhar as cinzas dos sentimentos magoados dos que nos querem realmente.
Pois é! Até provoca raiva ficarmos enraivecidos, ainda por cima a ira é um dos sete pecados mortais.
Claro que temos sempre uma lista enorme de entidades a culpabilizar sempre que saímos dos eixos, desde o stress da vida actual, ao governo, ao futebol etc… E, podíamos descarregar neles a nossa raiva, mas não… habitualmente descarregamos no mais próximo, quando não é no mais inocente, desde os filhos, ao marido / mulher, á vizinha, ao polícia, ou ao motorista aselha da frente e, é isso que não nos fica nada bem e que pode até tornar-se perigoso e estragar-nos a vida.
Também é verdade, que tantas vezes nos enervamos, que damos cabo dos nervos e lá vem aquela úlcera de estômago, ou a necessidade de nos empanturrarmos pela vida fora com os comprimidos da moda.
Podemos sempre dizer a nós próprios que se pudéssemos fazer aquelas férias de sonho, com ou sem companhia, ir aquele SPA ou comprar uma bela casa de campo, estaria o nosso problema resolvido! Até podia, claro, se acreditamos na receita... mas para quê cansar a cabecinha com soluções impossíveis.
O que está mesmo ao nosso alcance e não custa dinheiro é algo que se chama gentileza, a gentileza, pode ser uma espécie de almofada fofinha que nos protege dos ataques de raiva, ser gentil com nós mesmos e com os outros é mais do que sermos “bem-educados”. A boa educação, sem gentileza, provoca úlceras de estômago por sentimentos reprimidos, a gentileza, desenruga a testa e a alma, faz-nos parecer e ser mais jovens. É claro que essa estratégia só resulta com muito treino e auto conhecimento. Vamos falhar inúmeras vezes, andar aos esses e tropeçar… mas a grande vantagem é que temos a vida toda para a nos corrigirmos e, graças a essa tentativa, uma vida bem mais saudável e feliz.

3 comentários:

  1. A prosa "fica-te" também muito bem... :)

    ResponderEliminar
  2. "Até podia, claro, se acreditamos na receita... mas para quê cansar a cabecinha com soluções impossíveis." afinal esta aqui mesmo à nossa frente, sem capas nem retoques e com um sorriso para os nossos filhos.

    ResponderEliminar
  3. REALMENTE GOSTEI DESTE BOCADINHO! OBRIGADA E UM BEIJINHO! RIMA E É VERDADE.
    TUA MUMMY.

    ResponderEliminar